quinta-feira, 3 de junho de 2010
O GESTAR SOB NOSSO OLHAR
Estudar os conteúdos do Gestar II aprimorou meus conhecimentos diante das fragilidades encontradas em sala de aula. Questões com as quais não é fácil lidar, como escrita, leitura e uma real interpretação dela, se tornaram atividades prazerosas e práticas diante de tantas possibilidades de exercícios que os módulos do curso oferecem.
Ficava feliz ao saber que poderia incrementar minhas aulas e mais felizes ficavam os alunos quando era uma aula mais dinâmica e interativa. Aprendiam brincando! Tudo registrado no portfólio com fotos, relatos e atividades por eles realizadas.
Acredito que o curso não seria motivador por si só, por isso menciono o trabalho realizado com tanto empenho, dedicação e suor da tutora, Elisa. Ela que me mostrou que somos pessoas que podemos transformar uma sala de aula em alegria e conhecimento e que devemos ensinar com o coração.
Em maio do ano de 2009 a empolgação tomou conta de mim. Fiquei boquiaberta com todo o material e segui com muito empenho por um bom tempo. Minhas tarefas sempre prontas no dia marcado, tudo impresso como as normas estabelecidas e carinho demasiado por aqueles papéis que mostravam a minha cara, a minha aula, a minha personalidade.
Passado um tempo percebi um desleixo, talvez tenha sido impressão, mas acabou me atrapalhando. Outra coisa que vem acontecendo é um tempo muito corrido que estou vivendo, por isso, muitas vezes deixei de cumprir com minhas obrigações. Quando tinha um tempinho queria descansar...
Mas, uma coisa tenho certeza. Aprendi muito e o que aprendi repasso para todas as pessoas que cruzam minhas aulas...
Muito obrigada às pessoas que modificaram meus sábados nas aulas presenciais e, espero que eu tenha contribuído com minhas falas, também. Certamente foram verdadeiras.
Saio grata e cheia de conhecimentos.
Obrigada a Elisa e Mariza. Obrigada a todas as minhas colegas.
Até!
Grasiéli Aparecida Zavarize
O GESTAR II, sob a orientação da Mestra Elisa, proporcionou a nós, professores de Língua Portuguesa, um estudo distinto e proveitoso a respeito de diversos temas desta área de conhecimento, abordando o currículo do ensino fundamental.
Elaborei diversas aulas a partir do material apresentado, o que facilitou muito a minha prática docente por ter um conteúdo valioso, de acordo com o currículo básico (aulas contextualizadas e interdisciplinares) e de fácil entendimento.
Ministrei, adaptando o conteúdo curricular às aulas dos TPs, isso contribuiu para que minha disciplina se tornasse mais envolvente e divertida.
Realizei uma Contação de História, um teatro, baseados nos TPs e AAAs. Depois de experimentar nas classes, relatei aos meus colegas de curso e à professora os avanços significativos que ocorreram durante a aula, claro que algumas dessas experiências não foram como eu esperava, mas fiz, e na tentativa de sempre melhorar.
Registrei tudo no “Portfólio” edificado durante o período do GESTAR II, as atividades propostas e realizadas pelos educandos e descrevi as experiências positivas e negativas que ocorreram durante esse período.
O material do GESTAR II foi utilizado por mim para a execução de várias atividades na escola como, por exemplo, festas, apresentações teatrais e na Intervenção Pedagógica do Ensino Médio com o planejamento de aulas sobre “Gêneros Textuais”.
O curso, apesar de um pouco cansativo, deixará muita saudade das amizades que se iniciaram ali e da troca constante de experiências nos encontros presenciais. Não poderia deixar de mencionar a presença marcante da grande mestra, artista, que abrilhantou ainda mais o nosso estudo, possuidora de uma inteligência indescritível. Muito obrigada Elisa, a colega de escola que muito me ajudou Grasiéli, e a todos os professores que contribuíram para a minha participação neste programa educacional. Valeu galera!!! Espero que nos encontremos outras vezes.
Marília Aparecida Varoto
Vixe! Falar de Elisa é muito complicado e do Gestar então, mais complicado ainda...
Ela é excepcional! Talentosa como cantora e professora. Caprichosa e inteligente entre tantos outros predicativos...
Nesse período que passei junto a ela e a todos os meus colegas de sala a que mais sentirei falta é dela - sem contar a Marisa é claro, minha amigona da Crônica.
Com Elisa tomei uma injeção de ânimo, autoestima, coragem, pois quando estamos ao lado de pessoas assim que pensam como a gente e agem brilhantemente diante daquilo que acreditam a única coisa que nos resta é seguir o caminho dessa estrela. (Não estou aqui enchendo lorota com segundas intenções. Quem me conhece sabe que sou realmente assim, sincera com minhas coisas. Digo o que penso e faço o que acredito.)
Fico triste por estarmos concluindo. Eu queria mais. Por mim poderia seguir esse ano, o outro e o outro... Melhor ainda seria trabalhar com ela na mesma escola.
Já pensou que maravilha!
Eu só não saberia dizer se gostaria de estar na cadeira docente ou na discente, que por sua vez dever ser muito evolvente...
Procuro sempre antes do curso dar uma olhada na apostila que iremos trabalhar para tomar conhecimento do assunto e depois que a estudamos retorno para poder elaborar minhas atividades que irei aplicar em sala de aula.Atividades que não só contribuíram como me deram força e vontade de continuar fazendo o que faço cada vez melhor.
Procuro sempre participar das atividades de sala de aula. Algumas vezes, quando estou com muito calor, eu até enrolo um pouquinho - a tutora sabe, ela não é boba. Quando solicitada e até mesmo sem, procuro relatar um pouco de minhas experiências de sala de aula, uma das minhas especialidades: Relatar experiências vividas. Às vezes até mais do que o necessário.
Não vou dizer que entrego minhas atividades regularmente, mas só estou devendo as atividades desenvolvidas nos TPs desse período final (2010). Das atividades retroativas não devo nenhuma.Às vezes entrego com um pouquinho de atraso, por falta de tempo. Mas procuro fazer sempre o que é pedido, pois costumo levar as coisas que faço muito a sério, principalmente, quando eu gosto do que estou conhecendo e fazendo.
E finalizando meu relato/autoavaliação utilizei o material fornecido pelo curso em muitas aulas minhas. Diria que 70% do material fora utilizado em ambas escolas que lecionava no ano passado.Esse ano ainda não utilizei muito, registrarei daqui uns dias na pasta e entregarei à professora e com certeza terei muita coisa a aplicar com os alunos, principalmente , na nova escola que leciono na rede municipal.
Michele de Souza
O curso GESTAR 2010-2011 foi muito satisfatório, aprendi muito em
como dinamizar melhor minhas aulas, o que é muito importante para minha
vida profissional. A cada estudo fiquei ainda mais encantada com a nossa
língua, descobri o prazer de passar para meus alunos tudo aquilo que me
foi passado através da formadora.
Percebi que os alunos à medida que eram passadas as atividades, eles
me passavam aquela ânsia de desenvolvê-las.
Este curso só veio para enriquecer ainda mais a nossa formação
continuada como educadores.
No mais, a formadora do curso, Elisa, é uma pessoa que demonstrou o
seu prazer em passar tudo o que era de seu conhecimento, e isto,
de uma forma singela e única.
Com certeza este curso deve atingir a todos os docentes. Àqueles que realmente amam o que fazem, como nós amantes da Língua.
Juliana Dias dos Anjos
Diante deste curso longo, porém muito proveitoso, não posso nem devo faltar com a sinceridade ao responder as perguntas em questão.
Fazendo um balanço deste trajeto, posso afirmar que fui uma boa aluna cumprindo com minhas tarefas, lendo o material (quando a correria permitia), escutando e incutindo as orientações da professora Elisa nos transmitiu durante todo o ano.
Em relação à parte presencial do curso sempre fui muito assídua, tanto que encerro o curso com uma porcentagem bem pequena de faltas, e nos mesmos encontros presenciais em questão, sempre fiz questão de participar das oficinas e atividades em grupo ou individuais. Peco um pouco na questão de relatar aos colegas as minhas experiências e dar sugestões, pois mesmo sendo uma professora, às vezes me sinto inibida para falar em público, mesmo que este público tenha se tornado uma “família” há mais ou menos um ano.
Quanto ao material utilizado pelo Gestar II não tenho do que me queixar, visto que suas propostas, tanto as do “Avançando na prática” quanto as demais, são altamente ricas e nos aprimoraram ainda mais para lecionar, logo, sempre que posso uso este material para tornar as aulas mais dinâmicas e prazerosas para que tanto meu trabalho quanto a aprendizagem dos alunos sejam recompensadores.
Resumindo, tive o maior prazer em participar deste curso tão esplêndido, e espero que esta bagagem esteja comigo por muitos anos que ainda pretendo lecionar.
Tatiana Bromerschenkel Patrocínio.
Para mim o curso foi muito proveitoso, procurei sempre participar ativamente das tarefas, com o intuito de intervir de forma organizada, partilhando os conhecimentos com os colegas, admitindo opiniões diferentes, cumprindo as tarefas definidas, busquei procurar informações/recolher materiais, ampliando conceitos a fim de dominar a língua na oralidade e na escrita. Atingi os objetivos propostos pelo curso, mesmo percebendo que podia ter sido bem mais intensa, participei dos encontros de maneira ativa, minha maior dificuldade foi a falta de tempo para me dedicar a estudos complementares, o que ampliaria minha visão de mundo.
O aproveitamento que eu tive no curso nesse período foi MUITO BOM, porque pude desenvolver Atitudes e valores críticos, Compromisso e Criatividade
"O melhor aluno não é o que mais memoriza as fórmulas, mas sim o que percebeu a razão destas". Paulo Freire
HELOIZA MARIA WILL
ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE FAÇO UM CURSO À DISTÂNCIA EM TANTOS MESES.
APESAR DE SER MUITO ÁRDUA NOSSA IDA PARA AFONSO CLÁUDIO, ESTÁ SENDO UMA EXPERIÊNCIA MARAVILHOSA E INCENTIVADORA.
O ESTADO DEVERIA INVESTIR MAIS NESSES CURSOS, POIS OS MESMOS SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSO APRIMORAMENTO.
O MATERIAL TAMBÉM É ÓTIMO E A NOSSA ORIENTADORA É UM SHOW!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
OS ALUNOS TÊM GOSTADO BASTANTE DAS ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ELISÂNGELA AMORIM
O que é GESTAR? Onde está acontecendo este curso, foram muitas perguntas, e consegui as minhas informações com a minha amiga, Jacqueline. E logo em seguida entrei em contato com Marília que possibilitou a minha participação.
Cheguei no segundo encontro, e fiquei perdida com tantas informações, TPs, atividades, projetos, portfólio.Pensei: “não vou dar conta de tanta coisa e mais este curso”.
E a Jacqueline sempre apoiando, “Vai dar certo, acredite, Lau”.
Logo comecei a desenvolver os TPS, e vi que era fácil aplicar, o mais difícil era inseri-lo com o plano do curso, por isso que fiz várias adaptações.
No ano de 2009, foi mais fácil desenvolver as atividades, propostas pelo TPS, pois atuava no ensino fundamental. Este ano já estou com o ensino médio e são muitas atividades/projetos que a própria escola desenvolve, foi difícil a conclusão do TP 5 e 6.
Foi uma excelente capacitação, pois desde 2005 o estado não fazia uma tão boa, as atividades são bem contextualizas e isso facilita a aprovação dos alunos e o brilho em executar. Algumas atividades nem foram para o portfólio até, pois apliquei várias no ensino médio!
Lauriene Quinelato
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário