ESCOLHA DOS LIVROS
Ao iniciar o quarto bimestre na escola onde trabalho, introduzi um projeto de leitura elaborado por mim, o qual denominei de “A flor das letras”. Este projeto visa aumentar o prazer pela leitura entre os alunos de 5ª a 8ª.
Propus que lessem o livro, 1 a cada 15 dias, e na terça-feira nos reuniríamos em um campo aberto próximo à escola ou na quadra para contar as histórias.
Como já havia previsto com os alunos mais novos (5ª e 6ª séries) o trabalho foi bem mais proveitoso, pois a disponibilidade e o interesse são maiores nessa faixa etária, porém as séries finais também obtiveram êxito nas explicações orais.
Introduzi as atividades levando um acervo de livros para sala onde cada um escolheria o que mais lhe agradasse, e na segunda-feira seria “o dia de leitura”, onde os alunos poderiam ler em sala e expor suas dúvidas sobre a leitura. Todavia este dia foi banido, visto que havia muito mais conversa que leitura em sala e passaram a ler somente em casa ou no horário de recreio se quisessem.
Por ser um período curto de avaliação não tive muito tempo para me certificar se obtive muitos frutos positivos, mas diante do que pude ver, os alunos se empenharam e mostraram muito interesse em ler e, principalmente, contar aos outros a história e os ensinamentos que aprenderam com as leituras.
Para o ano que vem pretendo continuar com o projeto e atribuir atividades de escrita juntamente com a leitura. Espero que tenha sucesso.
Propus que lessem o livro, 1 a cada 15 dias, e na terça-feira nos reuniríamos em um campo aberto próximo à escola ou na quadra para contar as histórias.
Como já havia previsto com os alunos mais novos (5ª e 6ª séries) o trabalho foi bem mais proveitoso, pois a disponibilidade e o interesse são maiores nessa faixa etária, porém as séries finais também obtiveram êxito nas explicações orais.
Introduzi as atividades levando um acervo de livros para sala onde cada um escolheria o que mais lhe agradasse, e na segunda-feira seria “o dia de leitura”, onde os alunos poderiam ler em sala e expor suas dúvidas sobre a leitura. Todavia este dia foi banido, visto que havia muito mais conversa que leitura em sala e passaram a ler somente em casa ou no horário de recreio se quisessem.
Por ser um período curto de avaliação não tive muito tempo para me certificar se obtive muitos frutos positivos, mas diante do que pude ver, os alunos se empenharam e mostraram muito interesse em ler e, principalmente, contar aos outros a história e os ensinamentos que aprenderam com as leituras.
Para o ano que vem pretendo continuar com o projeto e atribuir atividades de escrita juntamente com a leitura. Espero que tenha sucesso.
Professora Tatiana Bromerschenkel Patrocínio
Nenhum comentário:
Postar um comentário