domingo, 13 de dezembro de 2009
Memorial de Luana Gomes dos Santos
Nasci em 13 de abril de 1985, na cidade de Osasco – SP. Filha de uma professora exemplar, Maria José da Silva, que sempre me incentivou a estudar e seguir sua profissão.
Cresci buscando sempre ampliar meus conhecimentos e valores educativos adquiridos de meus pais, mas almejava sempre estudar mais e mais. Estudei desde a Educação Infantil até a 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “São Jorge” que se localiza no Município de Afonso Cláudio.
Em 2001, fui estudar em Afonso Cláudio, no turno matutino - Ensino Médio e no noturno -Técnico em Contabilidade, concluindo em 2002. Neste mesmo período iniciei o magistério à distância aos finais de semana, em Brejetuba, concluindo em 2004.
Em 2003 ingressei na faculdade, optando pela área educacional, cursando Licenciatura Plena em Letras: Português/Inglês na Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas, localizada em Reduto – MG, concluindo a graduação em 2006. Durante os dois primeiros anos residi lá, pois não havia transporte, no primeiro ano dediquei aos estudos, já no segundo ano consegui um estágio na Escola do SESI – Manhuaçu, onde aprendi muito, que experiência maravilhosa em minha vida. No ano de 2005, o prefeito disponibilizou um ônibus para os alunos de Brejetuba irem à faculdade em Reduto e Manhuaçu, então pude voltar para Brejetuba. Com essa nova morada, minha vida tornou-se completamente diferente, tomando novos rumos.
Dada a natureza do trabalho docente, que é ensinar como contribuição ao processo de humanização dos alunos historicamente situados, espera-se da licenciatura que desenvolva nos alunos conhecimentos e habilidades, atitudes e valores que lhes possibilitem permanentemente irem construindo seus saberes-fazeres docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino como prática social lhes coloca no cotidiano. Espera-se, pois, que mobilize os conhecimentos da teoria da educação e da didática necessários à compreensão do ensino como realidade social, e que desenvolva neles a capacidade de investigar a própria atividade para, a partir dela, constituírem e transformarem os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de suas identidades como professores (PIMENTA, 2002, p. 18).
Em 2005, ainda cursando Letras em Reduto, me apaixonei por Brejetuba. Ministrando aulas de Português e Inglês na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Álvaro Castelo” e Escola Família Agrícola de Brejetuba, tive uma experiência de dois anos, trabalhando com várias turmas, variando de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Médio. Foi uma grande experiência e um grande desafio, já que estava sendo meu primeiro ano de carreira profissional, morando sozinha e longe da família.
Logo em 2006, fiz uma Pós Graduação na área de Língua Inglesa. No ano seguinte em Língua Portuguesa.
“Valoriza o saber que produz em seu trabalho cotidiano, empenha-se no próprio aperfeiçoamento e tem consciência de sua dignidade como pessoa e como profissional. Assim, é um ser humano capaz de continuar aprendendo e um cidadão responsável e participativo, integrado ao projeto da sociedade em que vive e, ao mesmo tempo, crítico de suas mazelas”. (MIRANDA & SALGADO, 2002, p. 21).
Trabalhei na busca de criar novos conceitos e habilidades em nossos educandos, formando-os como cidadãos conscientes e críticos, capazes de trilhar caminhos neste processo de um mundo globalizado que não se limita em apenas receber, mas sim fazer, agir, propiciando ações favoráveis a transformações do espaço habitado, como é muito bem colocado por Milton Santos em seu livro Metamorfose do Espaço Habitado.
No ano de 2009, ingressei no Projovem Campo na Escola Leogildo Severiano de Souza como professora de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Desde quando trabalhei na Escola Agrícola venho percebendo a realidade do homem do campo, pois me sensibilizou o quanto é verdadeiro o sentido da educação, sobretudo a educação do campo, tendo como linha a Pedagogia da alternância que prioriza a Agricultura familiar, ecológica e ética, valorizando a preservação da cultura popular, colocando o homem e a mulher do campo como sujeitos do próprio conhecimento e na busca de alternativas sócio-política-econômica-cultural-ambiental, na tentativa de promover o tão sonhado desenvolvimento local integrado sustentável.
É através do pensamento de Paulo Freire, que é seguido como mola mor da pedagogia da alternância, onde ele relata que ensinar exige respeito, compromisso e consciência. ...“ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou construção. Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Estas questão me levaram sempre a estar buscando. Procuro sempre trocar experiência, renovar meus métodos de ensino, planejar aulas que tornem o ensino aprendizagem prazeroso e participativo, frisando sempre a valorização e importância da inclusão e integração da cultura agrária e rural, que nos dias atuais torna-se ainda tão preconceituosa em um mundo altamente globalizado.
Para VYGOTSKY (1991),
“o professor é o mediador entre o aluno e o meio social e precisa oferecer as experiências adequadas, dentro da capacidade de assimilação do aluno, facilitando-lhe o domínio e a apropriação dos diferentes instrumentos culturais, assim o professor constitui-se na pessoa mais competente que precisa ajudar o aluno na resolução de problemas que estão fora do seu alcance, desenvolvendo estratégias para que pouco a pouco possa resolvê-las de modo independente.”
Diante de tantos anseios pela busca do conhecimento e a reconstrução sempre de um trabalho renovador venho buscando novos conceitos, soluções, que possibilitem meu trabalho capaz de tornar-se um processo educativo eficaz, por isso, no ano de 2009 iniciei no mês de junho a 1ª formação de professores do Projovem Campo em Viana – ES, que acontecerá em nove encontros. Participo sempre simpósios, palestras, seminários e fóruns que estejam voltados ao processo educativo do homem do campo, para fortalecer sempre o conhecimento das luta do homem do campo, contribuindo para elevar a relação social, cultural e educação do educando do meio rural.
Busco minha atualização profissional constantemente ao frequentar cursos ofertados pela Rede Municipal de Educação, como fóruns, formação continuada, seminários, palestras, reuniões, leitura de periódicos, como Nova Escola e Direcional e demais eventos que contribuem para meu crescimento enquanto educadora. Assim, minha prática docente vem sendo lapidada desde quando ingressei no meio docente, uma vez que venho de uma formação tradicionalista, acredito que hoje a melhor perspectiva é a sócio-interacionista, na qual o educando é agente de sua aprendizagem e o professor o mediador, permitindo uma aprendizagem significativa/contextualizada.
Agora, concluo mais uma etapa, um sonho em minha vida, o de cursar Licenciatura em Ciências Biológicas. Aguardo ansiosa o momento de ministrar aulas de ciências. “Trata-se agora de valorizar o amplo corpus de conhecimento e experiência adquiridos no exercício de uma vida profissional que configurou uma trajetória profissional própria, a ser articulada com os novos conhecimentos”. (BOLÍVAR, 2002, p. 104)
REFERÊNCIAS
BOLÍVAR, A. Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru: EDUSC, 2002.
MIRANDA, G. e SALGADO, M. 2002. Projeto Pedagógico. Veredas Formação Superior de Professores. Belo Horizonte, SEE –MG.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In PIMENTA, G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3a ed. SãoPaulo: Cortez, 2002, p. 15-34.
VYGOTSKY, Lev. S. et al. PSICOLOGIA E PEDAGOGIA: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Moraes, 1991. 94 p.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário