sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

SOBREMESA COM POESIA


É relevante que a escola propicie ao aluno momentos de contato com os textos poéticos. Sentindo e apreciando a poesia, o aluno se sensibiliza ante o mundo e usufrui dela como um meio de comunicação inclusive consigo mesmo. Portanto, a função da escola não é formar poetas e sim tornar os alunos sensíveis à poesia.

Essas considerações nos reportam a José Paulo Paes (1995, p.1): “O texto poético é o espaço mais rico e amplo, capaz de permitir a liberação do imaginário e do sonho das pessoas. É preciso que o fato poético esteja muito presente e seja bem trabalhado pela escola para que o universo escolar possa romper o tédio e a indiferença com que muitas vezes se vê recoberto. Um mundo sem poesia é o mais triste dos mundos”.

Inicialmente foi trabalhado uma aula na biblioteca mais direcionada para a leitura de textos poéticos. Terminada a aula, cada aluno foi convidado a selecionar um livro com que teve contato durante a aula para levar para casa e escolher uma poesia com no mínimo dez versos para realizar novamente e leitura.

Marcamos para daí a três semanas realizarmos a declamação das poesias, onde cada aluno falaria para toda a turma o livro de onde a poesia foi retirada, título e autor.

Combinamos que esse seria o dia de saborear as poesias e para isso foram providenciados bolo, refrigerantes e doces para serem saboreados junto com as declamações.

Penso que esse foi um bom trabalho da minha parte para com esses alunos, ao despertar o prazer pela leitura de textos poéticos. Foram momentos agradáveis e prazerosos, que com certeza, ficarão marcados em nossas vidas.
Professora Regina Célia Ferreira Filgueiras
Unidade Municipal de Ensino Fundamental “Elisa Paiva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário