sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Quem conta um conto quer contar outro




Contar histórias é uma arte que sempre empolgou a humanidade, por isso essa prática sobrevive desde a mais remota antiguidade, da Odisséia, de Homero, até a Literatura de nossos dias.


O conto é um veículo de narrativas que também utiliza a comunicação visual num registro histórico e dinâmico da realidade, atendendo às diferentes necessidades do homem quanto a sua sintonia com o mundo. Assim, constituiu-se num importante recurso pedagógico de registro das transformações realizadas pelo homem, que faz a história através do tempo, desenvolvendo sua consciência crítica. Sendo assim, se é necessário fundamentar a presença do conto na escola, considerar a natureza, interdisciplinar e complementar com diferentes dinâmicas a sua importância cultural, social, histórica e artística.


O projeto de contos foi desenvolvido buscando resgatar o gosto pela leitura e o trabalho com a oralidade, valorizando contos sociais, de amor , éticos...


Observou-se que todos se envolveram e tiveram afinidades com os contos, estabelecendo, portanto, momentos de descontração e relaxamento.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

• Leitura de vários contos

• Textos;

• Encenação de Contos.


Professora Regina Célia Ferreira Filgueiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário