Para que os alunos da Escola de Ensino fundamental e Médio São Jorge desenvolvessem melhor a leitura e a escrita foi implantado um projeto com inúmeras atividades que aconteceriam no decorrer do ano letivo. Com a proposta do Gestar e seu riquíssimo conteúdo, inseri algumas atividades no projeto dos alunos.
A cada bimestre, o aluno deveria escolher um livro, lê-lo e fazer uma pesquisa sobre o autor. Em cada bimestre o professor pedia uma atividade diferente. No primeiro bimestre os alunos recontaram a história oralmente para os colegas. No segundo bimestre a atividade seria trazer a pesquisa feita sobre o autor e escrever uma carta para o mesmo, dando seu parecer sobre o livro, o que gostou ou não gostou, enfim que ficasse à vontade para fazer sua apreciação. No terceiro bimestre foram desenvolvidas cinco perguntas para que os alunos respondessem, como qual o personagem que mais gostou ou não gostou, o que mudaria, como exploraria o título, o porquê do mesmo, qual a mensagem que ficou após a leitura do livro, se indicaria a alguém. Por fim no último bimestre a proposta seria ler um livro e fazer uma dramatização, mas por motivo de força maior, não foi possível.
Então, através do texto “A Doida”, surgiu a idéia de fazermos um teatro que abordasse o tema PRECONCEITO. O texto teatral foi escrito pelos alunos com a minha assessoria . E por fim, para atender o desejo de uma aluna muita criativa, permiti que ela fizesse uma paródia sobre preconceito e, no final da dramatização, junto aos colegas, formaram um coral para cantar a paródia.
Durante o ano letivo foram sugeridas aos alunos propostas de atividades de escrita do GESTAR. Por serem criativas, percebi que os alunos adoraram realizá-las e com isso também realizei meus objetivos.
A cada bimestre, o aluno deveria escolher um livro, lê-lo e fazer uma pesquisa sobre o autor. Em cada bimestre o professor pedia uma atividade diferente. No primeiro bimestre os alunos recontaram a história oralmente para os colegas. No segundo bimestre a atividade seria trazer a pesquisa feita sobre o autor e escrever uma carta para o mesmo, dando seu parecer sobre o livro, o que gostou ou não gostou, enfim que ficasse à vontade para fazer sua apreciação. No terceiro bimestre foram desenvolvidas cinco perguntas para que os alunos respondessem, como qual o personagem que mais gostou ou não gostou, o que mudaria, como exploraria o título, o porquê do mesmo, qual a mensagem que ficou após a leitura do livro, se indicaria a alguém. Por fim no último bimestre a proposta seria ler um livro e fazer uma dramatização, mas por motivo de força maior, não foi possível.
Então, através do texto “A Doida”, surgiu a idéia de fazermos um teatro que abordasse o tema PRECONCEITO. O texto teatral foi escrito pelos alunos com a minha assessoria . E por fim, para atender o desejo de uma aluna muita criativa, permiti que ela fizesse uma paródia sobre preconceito e, no final da dramatização, junto aos colegas, formaram um coral para cantar a paródia.
Durante o ano letivo foram sugeridas aos alunos propostas de atividades de escrita do GESTAR. Por serem criativas, percebi que os alunos adoraram realizá-las e com isso também realizei meus objetivos.
Professora Margarete Lopes Pimenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário