domingo, 13 de dezembro de 2009

Memorial de Rita de Fátima Nogueira Machado




























Através do meu memorial mostrarei a história de uma família muito feliz.

EIS AQUI MINHA FAMÍLIA: LUCIANO, LAÍSA E RITA

Nasci na minha amada cidade de Conceição do Castelo, Espírito Santo, no dia 17 de abril de 1964, filha de Alcebíades Nogueira e Maria Gonçalves Nogueira, ele comerciante e ela uma grande dona de casa. Além de mim, meus pais tiveram mais nove filhos, Maria Aparecida, Lúcia, Joaquim, Brás, Terezinha, João, Luís, Marina e Magno.

Fiz o Ensino Fundamental I na Escola Elisa Paiva, o Ensino Fundamental II na Escola de primeiro grau Santa Catarina em Santa Teresa e o Ensino Médio na EEEFM Prof. Aldy Soares Merçon Vargas.

Passei no vestibular no ano de 1991, para o curso de Letras na Faculdade de Filosofia “Madre Gertrudes de São José” de Cachoeiro do Itapemirim.

Fiz o curso de Licenciatura Plena em Letras – Português e Literatura de 1991 a 1994. Em 1998 fiz parte da turma de Pós-Graduação em Língua Portuguesa, no Rio de Janeiro. O curso durou seis meses.

Comecei a trabalhar com 16 anos em um Escritório de Contabilidade, trabalhei durante 09 anos. Mas sempre pensava em estudar para ser professora. Até que um dia a minha patroa, percebendo o meu desejo, disse que eu podia trabalhar só meio período, e estudar o magistério. Assim eu fiz, terminando o curso, conversei com a secretária de educação do município, e ela disse que quando surgisse a vaga, ela me convidaria.

Queria ser professora para poder ajudar os alunos com dificuldades. Porque quando eu frequentei a primeira série, eu apanhava muito quando não conseguia fazer as atividades, principalmente "Ciranda,cirandinha" e aquelas coordenações motoras antigas, foi um caos, até hoje lembro desses momentos com muita tristeza. Por esse motivo, procuro tratar os meus alunos com a maior paciência e dedicação, quando não conseguem fazer a atividade de um jeito, eu ensino de outro.

O tempo passava, e nada da secretária me convidar. E eu sempre comentava com minhas colegas, que gostaria de dar aulas. Até que em março de l989 recebi o convite feito pela secretária municipal de educação do meu município para trabalhar como professora. Que alegria! Não pensei duas vezes, pedi demissão do meu primeiro emprego e fui dar aula, que satisfação, iniciei ministrando aulas para uma primeira série, não tive dificuldades nenhuma, já havia alfabetizado uma pessoa. Como era gratificante o amor das crianças por mim. Todos aprenderam a ler. Atualmente, uns já são médicos, outros professores, outros pedagogos, todos têm grande admiração por mim. Me sinto muito feliz.

No ano de 1991, ingressei como professora concursada da SEDU-ES. Daí em diante passei a amar e lutar mais pela minha profissão, sempre estudando e me atualizando. No período de 2001 a 2004 fui diretora de uma escola, foi muito bom, mas não quis permanecer, sempre gostei de ficar mais perto dos alunos.

Durante o tempo que dou aulas, os meus alunos sempre me deram oportunidade de mostrar minhas habilidades e conhecimentos. Que durante os meus 20 anos de magistério procuro desenvolver.

Durante esses 20 anos sempre procurei desenvolver um bom trabalho com meus alunos, sendo sempre uma boa companheira para os meus colegas de trabalho, não meço esforços em ajudá-los no que for necessário.

Luto pela aprendizagem do meus alunos. Tenho grande afeto por todos.

Fui aprovada em dois concursos no Estado um em 1991 e o outro e 2007. O primeiro concurso passei para ministrar aulas de primeira a quarta séries e o segundo, para ministrar aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Que sonho! Cada vez mais me sinto realizada como professora, os alunos passam tudo de bom para mim. Sinto-me completamente realizada na minha profissão, só reclamo, às vezes, da distância de uma escola para outra, uma é em Conceição do Castelo e a outra é em Domingos Martins, aproximadamente 90 Km. Isso me faz perder muito tempo na estrada, tempo esse que eu poderia estar planejando coisas boas para meus alunos. Isso me deixa triste.

Para completar minha felicidade, casei-me com Luciano, em 1994, tive a minha linda filha, hoje com 15 anos, um amor de menina. Ela traz muita alegria para o nosso lar.

Desde quando iniciei o magistério, tenho participado assiduamente de cursos de educação, visando me aprimorar cada vez mais, e só tenho a agradecer a todos os professores pela paciência e em especial à “professora Maria Belisário Spadeto” que no Magistério me ensinou o traçado das letras e a escrever com clareza.

Agradeço também à coordenadora do GESTAR II, Mariza, educadora da SER de Afonso Cláudio, por ter me dado a oportunidade de participar desta formação. Não podendo esquecer da minha admirável professora Elisa Alves, agradeço a Deus por ter colocado uma pessoa tão capaz e competente no meu caminho, com sua paciência e sabedoria me incentiva a crescer cada vez mais. És exemplo de educadora. Desejo-lhes felicidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário